quarta-feira, outubro 25, 2006

Caixinha das sugestões: Mais ambiente



Como escuteiros, com uma forte vertente sobre a Natureza, não deveriam os nossos programas alertar mais as nossas crianças e jovens para esta problemática?
Consumo, escassez de materiais, poupança energética e de bens, reciclagem, energias alternativas, desenvolvimento sustentável, entre outros?

Se as escolas tradicionais o fazem, a escola que é o escutismo, deveria estar um passo mais à frente nesse ponto!

Sugestão: Formiga Ciclista como engenheiro ambiental e em serviço na II secção, tens sempre a possibilidade de fazer umas coisas giras, podes por em prática os teus talentos (Mt 25,14-30)

Um exemplo:

Temas ambientais explicados na escola

A Câmara Municipal da Amadora (CMA) apresentou ontem o programa de educação ambiental para 2006/2007 destinado ás escolas do concelho. Com o objectivo de chamar a comunidade educativa a participar em actividades promovidas pelo Eco-espaço (centro municipal dedicado â educação ambiental), este ano lectivo será abordado um novo tema sobre as energias renováveis.

Estão previstas várias actividades como "o circuito dos resíduos" ou o "jogo dos três R's", a par da sessão do conto "os amigos são uma limpeza". Mas, este ano, a novidade centra-se nas energias renováveis. A ideia é sensibilizar a população escolar para "a problemática do desenvolvimento mundial à base de combustíveis fósseis, quer ao nível do esgotamento de reservas, quer de poluição do planeta", adianta Cristina Marinho, do Eco-espaço.

Para isso, as escolas poder participar no concurso Solar Padre Himalaya, organizado pela Sociedade Portuguesa de Energia Solar (SPES) com o apoio dos centros de Ciência Viva. "Cada escola pode desenvolver pequenos protótipos, como por exemplo um relógio de sol", explica David Loureiro da SPES.

A autarquia estima que, este ano lectivo, 120 turmas de todos os estabelecimentos escolares do concelho (quase o dobro dos que participaram no ano passado) possam vir a participar nas várias actividades.


Milene Matos Silva
In JN 24/10/06


Suricata Alerta

Sem comentários: